Q.E. = 0

Sábado, numa escala, depois dos dez minutos mais entediantes de toda a minha vida, sou chamada para falar com um detido.

Vou até aos calabouços, saltitante e pró-activa, e deparo-me com o alegado criminoso.
Dirijo-me à cela e avisto o menino mais amoroso, mas quando digo amoroso, é mesmo FOFUXO na mais genuína e gritante acepção da palavra.
Um rapazinho dos seus 18 aninhos, olhos enormes rasos de água, ponteados por umas enormes pestanas pretas, estava sentado num banco com os bracinhos cruzados no colo. As mãos, nervosas, aquietavam os cotovelos nus, e a pobre criança tremia como varas verdes, olhando para a biqueira dos sapatos numa vergonha inominável. Quando se apercebeu da minha presença, ergueu os olhos suplicantes, e , com o beicinho a tremer, levou as mãos ao peito numa prece contrita. Basicamente, pareceu-me um gatinho recém-nascido à procura de um pires de leite e uma pequena posta de perca do rio.

Encostei-me docemente às grades e, olhando-o directamente naqueles maviosos olhos azuis perguntei-lhe num tom maternal: “então, porque é que estás aqui?”

– “assalto à mão armada, com caçadeira de canos serrados”

E eu, discretamente, afasto-me das grades

e faço o sinal da cruz

(E ele, continuando
“posse de droga, tentativa de homicídio” – E mais uns quantos crimes os quais nem sabia que existiam quanto mais o regime penal aplicável).

Fugi calabouços fora, a repensar a minha inteligência emocional e capacidade de avaliar pessoas e situações. Nitidamente, é má. Condoídamente (levará acento?) má.

Partilha-me toda, eu gosto

16 comentários em “Q.E. = 0

  1. Condoidamente… Rima com hemorrodiamente…

    O arguido, vulgo réu, estava pressupostamente inocente. A culpa é anticonstitucionalissimamente da constituição do estado! Baixem os impostos!!!!

  2. Embora esteja mesmo a pedir, condoidamente não leva acento.

    Cadeira eléctrica para putos de olhos azuis mais giros que eu! :p

  3. admito que estava à espera de um resultado parecido, mas mesmo assim desatei-me a rir como se não houvesse amanhã!

    you’re the best!

  4. Rapazinho dos seus 18 anos = a criança !?!?!? Começas logo mal ai… 😀
    Depois grande parte do resto do texto só me fez lembrar aqueles filmes Hentai Japoneses onde angelicais meninas do colegio fazem coisas surpreendentes… lol
    Resumindo e baralhando notei que ha no texto uma inconsciente descrição de uma fantasia ainda não realizada envolvendo um calabouço, uma cela, grades, algemas e last but not least um delinquente na força da idade “dos seus 18 aninhos”… Go Su Go ! 😉

  5. botas

    também me questionei sobre o acento. e o certo é que no google não vi nada com ele. mas estava mesmo a pedi-lo e olha eu, que afinal sou uma mãos largas, dei-lho. com ou sem razão!

  6. Há experiências profissionais que nos mudam a vida.

    Desde que tive um senhor muito educado, de fino trato, a pedir-me para fazer uma pequena trafulhice para lhe facilitar a vida, que, após perceber que apesar do meu sorriso não estava com sorte nenhuma e de ter gritado as seguintes palavras à frente de vasto público “você é uma besta!”, que a minha vida mudou.
    Desde esse dia que trabalho com um prazer mesquinho redobrado e que escrevo frases longas e confusas.

  7. cada vez gosto mais de ler os teus posts!!
    Hilariante!
    só a ti te podia calhar um oficioso assim tão geitoso 😉

    beijas,
    paula

  8. White Magic Women : Parabéns a todas as mulheres e um especial louvor a ti : Linda, Mágica, Surpreendente e ……….!

    Ricardinho.

    bj!!!

  9. Cada vez que venho visitar-te (e isso acontece quase todos os dias) relaxo imenso!!! Obrigada por estes momentos engraçados.

    Continua assim que estás muito bem:)

    beijinhos
    Sofia Rodrigues

  10. Condoídamente? Não me parece! Que eu saiba, só existem palavras agudas, graves e esdrúxulas, ou seja palavras cuja sílaba tónica é a última, a penúltima e a antepenúltima. Assim sendo, não podemos ter acentos agudos, ou graves, na 4º sílaba a contar do fim, o que é o caso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo